quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CONTROLE FINANCEIRO, CHAVE DA LIBERDADE

Olá pessoal, estamos de volta com um assunto que é bem complicado... Controle financeiro!
O meu blog foi inaugurado há pouco tempo e nele estou a compartilhar experiências pessoais e dicas de como ter uma vida mais livre. Com mais tempo para curtir os melhores anos, mais sem deixar de lado o trabalho e os estudos. Digamos que aqui; é onde aprendemos a dosar. Então, um dos maiores problemas aqui no Brasil é que não temos qualquer modelo financeiro no qual seguir. (A não ser o dos nosso pais mesmo), na escola ou mesmo no trabalho esse assunto parece ser um tabu.

"No Brasil a inadimplência bateu quase 33%"


Então vamos logo as dicas que o 50 antes dos 50, traz hoje:



  • Anote todas as despesas; aqui começamos com o básico do básico. Ao anotar todas as suas despesas você começa a perceber o fluxo de dinheiro que está a despejar. Seguramente, você começa a criar uma "memória fiscal" de tudo que anda fazendo. Eu costumo usar o YNAB, um maravilhoso programa para gestão de finanças. Ainda devo abordar um post somente para ele, mais não é o foco hoje.   

  • Salvar para emergências é essencial, nunca se sabe quando precisará de um remédio ou se ficará sem trabalho por um tempo. Ah!!! É claro, salve 5% para aquela viagem tão aguardada.
  • "Um homem honrado sempre cumpre com seus deveres", é o que meu avô costuma me dizer. Então, tenha em mente seus compromissos e honre os em dia.
 

  • Cartões de lojas específicas também são um calcanhar de Aquiles, da mesma forma ou pior os juros, encargos e taxas anuais. Podem correr nosso tão suado dinheiro!

  • Invista, mesmo que em títulos seguros. Tais como a previdência privada ou tesouro direto.

  • Foque nos estudos; eles te qualificam para ir adiante. Seja Engenheiro, Blogger ou Mecânico. O estudo está sempre andando lado a lado com o profissional de qualquer ramo.

  • "Aprenda  a equilibrar suas finanças"
    Aí é como cada um se sentir á vontade, vou sugerir 3 modelos. Mais você pode utilizar o que acha melhor:

    1. 80% gastos para 20% investimentos.
    2. 50% gastos para 15% investimentos e 35% lazer.
    3. 60% gastos para 20% investimentos e 20% lazer.



    Viver com a mente tranquila, traz mais leveza e liberdade ao nosso ser. Ficar preocupado 100% do tempo em como conseguir dinheiro para aquilo ou aquela bugiganga não adianta em nada. Eu acredito que o que vale na vida são as experiências e os relacionamentos que acumulamos ao longo da nossa vida. Então não desperdice seu tempo e dinheiro com coisas ou gastos inúteis. Até a próxima!




Nenhum comentário: