quinta-feira, 26 de março de 2026

Substack Vale a Pena? O Que Aprendi Criando Conteúdo e Atraindo Inscritos

Porque comecei uma conta no Substack

Em primeiro lugar eu quero dizer que sou uma pessoa curiosa. Isso me levou a lugares, ter oportunidades e conhecer pessoas que são fora da curva. Portanto, sempre recomendo a  vocês que mesmo com medo. Façam…


O substack apareceu na minha vida depois que eu li um texto muito legal do Renato Trezoitão. Na época, eu estava retomando minhas atividades com Bitcoin. Então tive a oportunidade de ler o texto no substack.

De início não entendi muito bem o que era o Substack e porque a galera da minha bolha falava tanto nele. Direto ao ponto, o substack funciona como uma newsletter. Tudo o que tu publica. Quem é inscrito, tem a possibilidade receber seus artigos via e-mail.

Logo, isso é uma mão na roda por assim dizer. Uma vez que, na rede social você não tem controle ou posse de nada. No substack você tem o poder da lista de e-mail contigo. Você leva seus contatos para onde quiser. Seja: Beehive, Mailchimp, Konverkit, Jetpack ou ActiveCampaign.

Para quem trabalha com marketing digital. Existe uma dificuldade enorme em reter os leads(usuários). Isso, porque quando rodamos uma campanha de tráfego pago no Meta, Google, Pinterest ou Tiktok. Nunca se tem poder sobre os usuário adquiridos. 

Logo, o substack te traz uma solução maravilhosa, que é o disparo de emails. A grande maioria do serviços de e-mail. Te cobra pelo número de disparos de e-mails. O substack não. Ele te cobra uma taxa pelos seus serviços prestados ali na plataforma.

O que torna o Substack atrativo

Exatamente isso é o que torna o Substack mais atrativo ainda. Você pode começar a gerar valor em qualquer canal, avisar a galera que tem uma newsletter e usar o Substack. Ainda mais agora, que ele se tornou uma salada de frutas (Vídeos, podcasts, notas curtas e textos longos). Você tem a possibilidade de publicar o que precisar, no formato que mais lhe agrade e ainda oferecer uma inscrição gratuita com atualizações via e-mail. 

Na sequência ainda pode monetizar suas ideias ofertando newsletter premium e chat privado. Então, você tem tudo em um: X, YouTube, WordPress, Instagram, Reddit e Tiktok

Maravilha! Certo? Errado!

As dificuldades que tive

Nem tudo são flores meu rei/rainha. A realidade é que o Substack é muito famoso nos EUA. Não pegou tanto assim no Brasil ainda. E, ao longo desse ano que passei no Substack. O que mais percebi é que; o que começou com uma plataforma mais polida e elegante.

Acabou se tornando… Um encontro de escritores… E, um encontro de criadores de conteúdo. Nós primeiro meses era tudo lindo. Textos, frases e notas lindos e maravilhosos. Cada trabalho de cair o queixo. Mas, assim como qualquer rede social. Quando a grande masse chega, temos uma inundação de baits, artigos e posts ruins. Muita propaganda e etc.

Logo, vem os mesmos dilemas de todas as redes sociais:

1- Se o criador, só cria e não recebe. Ele se desestimula. Caí a frequência, cai os inscritos e cai a vontade de criar. Estagna, para e abandona. Ou melhor dizendo, fica em stand-by”.

Esse aqui é clássico. Pessoal, a menos que as pessoas tenham um horizonte de longo prazo. Ou trate como hobby. Dificilmente alguém cria conteúdo todo dia por anos sem receber nada em troca. Quando o substack surgiu tinha menos gente do que tem hoje. Isso não impede de termos os milionários do Substack. Mas, é exceção da regra. 

Normalmente quem chega primeiro, bebe água mais limpa. 

Agora, com mais pessoas. Ele se tornou mais banal. Temos vários clickbaits. Escritores que são ruins e se acham bons. Os mesmo que estão dizendo que a plataforma piorou. (Olha um aqui.) Ainda sim, é o que é.

2 - Aumento de usuários = perda de qualidade. O que acontece quando você coloca muita gente para criar em uma era de IA? Quem te garante que esse texto não foi feito com IA? Hummmm, pensa rapidinho senão vou perguntar por GPT. Isso mesmo, conteúdo genérico. Que não cativa e nem encanta. Não tem alma.

3 - Monetizar lá é mais difícil que parece. Se você tem 100 inscritos na sua newsletter. Aplica para newsletter paga e tem 10 pessoas pagando R$10 mensais. Você basicamente fez e fará muita força para ganhar R$100 a mais no mês e trabalhar 8 horas mensais a mais pelo menos. Para pesquisar, estruturar, escrever, editar, revisar e publicar.

Tempo é finito galera. Eu falei aqui nesse texto como eu consegui ser aprovado pelo adsense em 5 meses. Processo muito mais simples e que não envolve eu ter que ficar lidando com a pressão de criar semanalmente. Escrevo quando acredito que devo escrever. Sem amarras, e no meu tempo, por favor.


Meus números e a realidade 

Views ao longo dos últimos dias
Views ao longo dos últimos dias

Artigos/emails disparados e seus números
Artigos/emails disparados e seus números

Principais fontes de tráfego
Principais fontes de tráfego

 

Como tenho usado o Substack ultimamente

Então, as últimas vezes em que usei o substack foi em forma de notas para divulgar um de meus artigos do blog principal. Ainda sim, quando pego relatório do GA4. O substack é uma fonte tráfego muito ínfima perante as outras que tenho. 

Ainda sim, resolvi tentar uma última vez. Criei uma newsletter por lá que é para ser algo simples. Algo para se informar e sair com a sensação de que aprendeu algo rápido em 2 minutos. Se quiser colar, o convite tá aqui. 👈

O que aprendi com o Substack 

Uma das coisas mais legais que acho no substack é o e-mail de boas vindas. Pode parecer bobo para você. Mas, eu acho muito legal a pessoa se interessar pelo que tu escreveu e você ter a oportunidade de se apresentar para ela e indicar mais coisas legais para ela ler.

Outro ponto legal é a possibilidade de criar uma newsletter por lá. O substack tem recursos muito legais para quem está começando a fazer marketing digital e precisa de newsletter + site sem custos iniciais.

Para pessoas com meu perfil, que trabalham programando e com WordPress há anos. Eu sinto que falta muito recurso. O fato de não ter custos iniciais, não dispensa o fato de que o SEO do seu site pode ser mais fraco por ser um subdomínio do próprio Substack.

O recurso de monetização é bem legal e intuitivo. No entanto eu não recomendo a ninguém sequer pensar nisso, a menos que tenha uma lista de pelo menos 1.000 membros mensais. A pior coisa para um artista, é ter que produzir por prazos. E, não ter tempo para deixar boas ideias fluírem. Isso acaba gerando conteúdo ruim, que não agrega e nem resolve nada. 

Meu conselho; se quer dar o primeiro passo. É uma baita plataforma e bem simples de executar. No entanto, tenha no seu horizonte adquirir um domínio e hospedagem pagos por sua conta para ter mais controle e liberdade de criar o que quiser criar on-line.

Eu não sou muito fã de redes sociais. Contudo, não nego a utilidade para promoção da sua marca. Mas, sempre que alguém me pergunta onde começar. Eu sempre recomendo um site. Sua autonomia é maior e melhor. Pense em sites como um catálogo para o mundo digital. 

Use rede sociais para promover seu site e seu trabalho. Não pense demais. Escolha uma que gosta e vai. Depois você mede e melhora. Nada de inicío é perfeito. Precisa dar o primeiro passo. Até breve!

Victoria Concordia Crescit

quarta-feira, 4 de março de 2026

Minha Jornada no Marketing Digital - Fevereiro 2026



Fala, galera, já faz algum tempo que venho pensando sobre meus diários. Eu faço diários para tudo o que é importante para mim. Eu percebi ao longo dos anos que eles são uma forma de imortalizar nossa passagem na terra. Algo que ficará para a posteridade. Eu tenho diário pessoal, para o trabalho e também para negócios. Contudo, eu fico pesquisando na internet e não vi nada desse tipo em português para podermos trocar ideias. Pensei em documentar lá no X. Mas, haja paciência... Detesto essas plataformas que o usuário tem que pagar para existir. 

R$14 mensais para poder ter o privilégio de postar e ver posts de outras pessoas...

12 * R$14 = R$168 anuais

Essa grana é mais do que suficiente para comprar um domínio e pagar por uma hospedagem de um site wordpress. Agora, se tu for econômico que nem eu. Pode usar um blogspot desse aqui e só vamos... Galera, todo fechamento de mês. Ao invés de fazer um diário e guardar só para mim. Vou compartilhar aqui com vocês. Assim, podem aprender algo e podemos trocar ideias. 

O que eu faço

Eu tenho 7 sites nesse momento. E a forma como ganho dinheiro é via Google Adsense. Dois sites estão monetizados e os outros 5. Estou pensando em como vou fazer para ganhar dinheiro com eles. Tudo se resume a tráfego. Se tem tráfego. Tem pessoas, tem atenção, pode vender algo.






Eu não gasto mais de 10 minutos analisando meus sites mensalmente. Não preciso de GPT, Grok, Gemini ou qualquer IA para isso. Só uso duas coisas: intuição e bom senso. Dois sites chamaram minha atenção esse mês: um por ter muito tráfego vindo do GPT e outro vem do Google Search.

Em paralelo, tenho algumas contas no Pinterest e no Reddit que uso para fazer arbitragem de leads. Estou em fase inicial ainda nessas contas. A mais velha tem 90 dias. 




O primeiro site tem 14 meses de idade e o segundo tem 7 meses. Os outros são muito jovens. O foco está em construir ativos digitais que possam gerar renda.


Ainda assim, fico receoso sobre a forma de monetizar. Quer seja produto ou quer seja um serviço. Primeiro tem que ajudar, depois resolver um problema real e, por fim, podemos colher o dinheiro. Enganar está e sempre esteve fora de moda. Dinheiro maldito é sujo e condena a sua alma. Era melhor nem ter ganhado essas granas para início de conversa. 


No último mês, ganhei incríveis $0.15 de adsense. E assim, minha conta segue com ritmo lento. Mas é meu ritmo. Embora o resultado seja baixo, é algo que não me faz perder horas de sono. Dos dois sites monetizados que tenho (um é esse). Eu sei de alguns fatos importantes:

  1. Falar de finanças (no outro site), aqui no Brasil, vai levar um tempo para aumentar. Pois, a galera não está muito no mood de bolsa de valores. Tesouro e cripto são a crista da onda...
  2. Aqui, é mais um diário do que um blog sério e profissional. Nem IA eu uso aqui. Os outros sites, eu até apelidei minhas IAs de um nome cada. Lá, a coisa fica séria e a produção também. Pensa bem, nem domínio eu tive a cara de pau de comprar para esse site ainda. 

Um fato impressionante é que comecei esse site em 2016. Parei e voltei. Então, ele se tornou meu xodó. O mundo deu voltas e minha ideia original ficou. Como uma semente que não foi regada. Ficou sob o solo. 

Como podem notar, meu adsense está fraco. O primeiro site é do nicho de investimentos e escrevo de forma híbrida (IA + manual). Gosto disso porque trabalhei na indústria e quero criar algo diferente com base no que vivi. O terceiro é sobre livros em inglês. Usando um híbrido de IA + mente humana. Os outros vou falar deles logo menos.

 Receita do mês de Fevereiro de 2026: $0.15

Não sinto a menor vergonha de postar esse ganho marginal. Eu sei que estou construindo ativos para o futuro. Passei 2 anos lapidando esse negócio antes de iniciar. Quando comecei, eu defini que ficaria até 5 anos sem usar um centavo sequer para mim. Graças a Deus, tenho um trabalho.

No último mês, uma das minhas contas do Pinterest. Teve uma boa performance. Então, conseguimos muitos usuários. Ainda preciso melhorar o clique. Mas isso é copy. Fiquei impressionado com o quão o Pinterest é eficiente e pouco falado aqui no Brasil para marketing. Estude sobre.




sábado, 28 de fevereiro de 2026

Como transar por mais tempo sem gozar


Um tabu (não falamos sobre)


Antes de tudo, não sou sexólogo nem nada do tipo. Tudo o que vou escrever nas próximas linhas tem a ver com experiências vividas e como fui aprendendo as coisas.


Todavia, quero ressaltar que nos homens que praticamos sexo de forma heterossexual. Não conversamos sobre sexo. Nós falamos de quase tudo: dinheiro, trabalho, futebol, restaurantes, estudos, viagens etc. Mas muito pouco ou quase nada sobre sexo.


Por ter tanta desinformação na internet, tantos mitos (aka: puteiro, tesão de vaca, ficar chapado rende mais). É que nós, homens, raramente entregamos  um desempenho 10/10. E, na nossa mente limitada pelo nosso ego, pensamos que foi um 11/10 na maioria das vezes.


Sexo não é só empurrar para frente e para trás. Tem muito mais do que isso. Poderíamos escrever milhões de linhas sobre isso e ainda assim. Não seria perfeito. Isso porque depende de tantos fatores para sequer chegar perto disso. Que eu mal poderia listar.


Então, meu jovem Padawan. Saiba que se você hoje é “ruim de serviço”. Não fique mal; eu já fui. Seu pai já foi e provavelmente seu avô também. Melhoramos com o tempo (alguns nem isso). Para essa evolução acontecer. Tem que abrir a mente primeiro… E nem estou falando de surpresas e travessuras…


Primeiro de tudo (cuide da saúde)


A maioria dos meus amigos, tios, primos e colegas de trabalho reportam o mesmo em questão de sexo:


“-Se eu estiver chapado, eu nunca gozo!”


Naturalmente, que eu e você também já experimentamos esse quase estado de “flow” onde sua vontade de gozar é retardada; enquanto você parece um leão que não come há dois dias.


Entretanto, saiba que isso tem custos. O primeiro é o custo físico. Quem bebe com frequência tem propensão a produzir menos testosterona e por conseguinte: fica broxa.




Em segunda instância, transar chapado de droga, bebidas e/ou estimulantes (aka:azulzinho). Vai te gerar uma baita dependência emocional. Tu vais ficar assim:


“-Para eu performar bem na cama, preciso de um turbo!”


Logo, meu amigo. Isso te torna um dependente químico. Em outro grau, é claro. Porém, você se torna sim. Isso se deve ao fato de que qualquer possibilidade de sexo casual ou surpresa. Você “falha na missão”. Pois, não estava “pronto e chapado”. 


Como resultado, sua confiança vai lá no chão e você vê mais oportunidades passarem do que imagina. Fica broxa e sua auto estima vai lá no chão. Até se tornar um cidadão frequente das profissionais do sexo. Não que isso seja ruim; existem muitos homens por aí. Que preferem.


No entanto, tenho que te falar. Que psicologicamente. Você não vê valor. Quando contrata uma profissional, quem paga é o seu trabalho. Em forma de dinheiro e esforço feito. Logo, quando você conquista alguém no bar e/ou na balada. Você é o campeão!


Portanto, você trabalha. Tem a grana, meteu o shape e ainda por cima é um fdp que tem atitude e leva a mulher para cama na lábia (e pelo conjunto da obra). Então, agora é hora de mostrar seu poder e entregar para ela a melhor noite de prazer que ela já teve em tempos.


Seja como for, se você já faz uso regular dessas substâncias. Recomendo começar a reduzir imediatamente. Não pode parar de repente, senão bate o mau-estar e você começa a pensar que sem isso não consegue levantar o amigão e mantê-lo. 


Logo, eu insisto. Investe na sua saúde em primeiro lugar. Vai tirar sangue e fazer check-up. Começa a se alimentar melhor. Muita gente acha que é comer 12 ovos no dia e mais um monte de tranqueira que surge na internet todo dia. Eu vou te contar o segredo de uma boa dieta sem tu me pagar nada: 


Bom senso!


Ohhhhh, achou que eu te recomendaria a dieta da lua? Me ajuda a te ajudar… Sabe por que ninguém fala isso nem te vende? Porque é simples! Sim, como deveria ser. Eu tenho 1,75 cm, 70 kg, 8% de gordura; pratico boxe e musculação. Faço apenas 4 refeições no dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Com 34 anos, esse sou eu.


Já fiz dieta para virar um deus egípcio. Queimei grana demais nisso. Me tornei um deus egípcio. Ainda assim, me sentia lento e cansado (graças à quantidade de insulina que entrava no sangue a todo momento via comida e suplemento), nem sentia mais prazer em me alimentar. Me sentia cada vez mais lento e letárgico. A sociedade premia o corpo magro mesmo, em boa medida. Que não sobre e não falte.


Pensa bem nos dez casais mais famosos e ricos que conhece. Veja bem se tem algum musculoso demais.




Daí, um dia resolvi parar de focar em dieta e fiquei bem com minha escolha. Te contar um segredo bonitão. Já vi gordinho ficando com as lindas, já vi magrinho, já vi nerd e já vi gente musculosa também. Para a mulher é o conjunto da obra. Não só o corpo. Daí…


Em segundo lugar (cuida da mente)


Vem a segunda parte… De que adianta você ajeitar a saúde e o corpo se sua mente parece com uma porta fechada? Não tem assunto bom e não sabe desenrolar uma conversa?


Logo, meu camarada. Tu precisa estudar, ler as notícias, nem que seja superficialmente. Ler ou ouvir algum livro de vez em sempre. Estar de fato atualizado com o mundo moderno ou com o mundo antigo. Fato é: Tenha conteúdo! Seja ele qual for. Todos nós somos únicos pelos gostos e escolhas. Eu tenho tanta coisa em comum com minha esposa. Que descobrimos e nos conhecemos melhor a cada ficada. (E muita conversa sobre).



Meu jovem, coloca uma coisa na mente: quanto mais coisas souber do mundo e da vida. Mais confiante, tu será. Sabe uma coisa que a mulher adora? Homem inteligente! Inteligência é o atributo mais sexy que existe; depois, vem o dinheiro, status, beleza e físico… Todos em conjunto são bombásticos. As portas e pernas do mundo se abrem, como num passe de mágica.


Outra coisa de que mulher gosta é de homem discreto. Aquele cara reservado, na dele. Ela pode sentar na sua cara num dia. E no outro ninguém nem faz ideia. Porque você não é o fofoqueiro que conta cada mínimo detalhe para quem quiser ouvir ou sequer posta qualquer coisa deixando pista. Isso vale ouro! 


Meu alecrim dourado, coloca essa mente nos trilhos e começa a trabalhar para poder encontrar uma mulher de valor. Ou, vai errando com as que tem mesmo… Na verdade, tira o foco da mulher certa. Vai acontecer naturalmente e de forma totalmente inesperada. Pode anotar!


Ajeitando as coisas (preliminares e técnicas)


Essa é a hora crucial. A maior parte dos homens acredita que é só chegar e empurrar tudo a todo momento que vai ser às mil maravilhas. E não! Obviamente, depende do dia, lugar e momento. Já fiquei com uma mulher que era isso mesmo. Estávamos mais do que embriagados no dia. Mas, na maior parte do tempo. Os detalhes fazem a diferença. 


Regra 0 - Seu foco é fazer ELA gozar!


Poderíamos parar por aqui se você entender bem essa parte. Não se trata de você. É tudo sobre ela! Seu foco e objetivo é dar o máximo de prazer e fazê-la gozar(o máximo de vezes que conseguir). Essa é a principal lição que aprendi ao longo da minha vida sexual. Se, cumprir isso aqui meu querido. Pode ter certeza: você será muito beneficiado…


Digo isso, pois. Nós, homens. Naturalmente, temos mais facilidade em gozar do que as mulheres. As mulheres demoram a gozar muito mais do que os homens. Então, você precisa se acalmar. Respirar fundo e não queimar largada. Seu foco é fazer a linda ir para o céu de marshmallow. Tatua isso na sua mente!


Regra 1 - Use a boca!


Beije bastante ela, beijos rápidos e carinhosos ao longo do corpo dela, podem ter um efeito maravilhoso para você. Elas gostam e se sentem queridas. Beije-a com vigor; mas, no corpo beijos leves e rápidos. Intercale, para não parecer algo ensaiado demais. Tem que vir de forma natural. 


Regra 2 - Use as mãos! 


Sim, guerreiros! Use a mão! Não é só para penetrar esses seus dedos nela. Mas para de fato segurá-la. Ela tem que sentir-se segura e desejada ao mesmo tempo. Independentemente da posição em que estiver. Segure-a pela coxa, pela cintura, pelo ombro e por aí vai. Nada de usar força excessiva aqui. Apenas passe a segurança e a sensação de estarem juntos. Ali e agora. 


Não se prenda somente à cama. Use as quinas da cama como apoio e segure-a. Leve-a para próximo da parede e use as mãos. Se ela permitir, dê uns tapas. SE ELA PERMITIR. Sofá, sala e banheiro também contam. Mostre que você está com ela. 


Regra 3 - Sempre verifique se está confortável para ela!


Não ache que perguntar se está tudo bem é sinal de fraqueza. Isso é cuidado e bom trato. Ela pode dizer que não, mas se tu percebeu que algo desagradou ela. Indague! Corrija o que ela falar na hora. Lembre-se, seu foco é fazer ela ter vários orgasmos e gozar bem gostoso. 


Por outro lado, se ficar perguntando demais. Ela vai se irritar e pensar que é sua primeira vez. E não é essa impressão que quer passar.


Regra 4 - Acalme-se, respire e pense em sua vó sem dentadura.


Com toda a certeza, você já esteve em uma situação inesperada. Que uma mulher tirou a roupa na sua frente e falou: Vamos! Você não esperava e foi pego de surpresa (premiado). Quando isso ocorrer. Você precisa controlar sua respiração em primeiro lugar. Respira e inspira. Várias vezes, até se acalmar. Se ainda assim estiver muito nervoso. Capricha no oral. Lembre-se das regras acima. 


Outro bom truque para te ajudar a ficar mais tempo sem gozar é desviar o pensamento. Pense na sua vó sem dentadura, acidente de moto, jogo do seu time, Ferrari e etc. Você está no ato, mas se foca demais no movimento e no sentimento. Vai acabar gozando e deixando ela brava rapaz. Te garanto, se conseguir desviar os pensamentos quando estiver próximo de gozar. Pode ganhar muitos pontos com a cremosa. 


Regra 5 - Descanse.


Muitos caras acham que quando a gata chama para dormir na casa dela no dia seguinte. É só ir ao banheiro, tirar 2. Assistir a um pornô e chegando lá. Bebe para caramba para ficar de onda, até começar a transar. Errado!


Principalmente se bater uma antes e encher a cara de álcool. Você, meu alecrim dourado, não dura nem uma hora em alta performance… Durma, beba água, descanse um pouco, alimente-se e vá para a casa da cremosa 100%. Se tu seguir as dicas acima. Nossa nação de homens ficará feliz em ter mais um guerreiro. 


Regra 6 - Sua língua não serve só para sentir gosto…


Meu irmão, te falar uma coisa.. Tu precisa descobrir o que é e onde fica o clitóris… Você se torna campeão de Copa do Mundo quando sabe isso e quando sabe estimular. E adivinhe onde sua língua vai… Pois, bem. Lá e em outros lugares... Use sua língua nela devagar com movimentos repetitivos. Vá percebendo as reações dela. 




Assim que descobrir um lugar em que ela sente mais prazer, geme ou muda. Esse é o lugar. Estimule esse ponto com calma e cuidado. Alternando o ritmo para mais rápido e mais cadenciado. Mude a direção da língua lá. Mas estimule aquele ponto. Use um dedo ou mais, caso ela permita. CASO ELA PERMITA. Assim que ela te puxar para subir. Pode ter certeza, garanhão. Missão dada é missão cumprida! 


Nesse momento, você tem mais de 51% de probabilidade de tê-la feito ficar molhada. Agora, meu queridão. É hora de colocar as outras regras em prática e fazer o melhor sexo que possa imaginar. 


Escorrendo para a glória (transando mais e melhor)


Assim como tudo na vida, transar mais e melhor é uma questão de prática. É óbvio que tem momentos de loucura e maluquice na nossa vida. Contudo, no geral. Você está destinado a ficar com alguém cedo ou tarde. 


Se conseguir seguir as dicas acima, procurar se entender melhor e discutir esse assunto com amigos próximos. Pode ter certeza de que vai ganhar pontos. Outro ponto importante é entender que mulheres gostam do homem pelo conjunto da obra que ele oferta para elas. 


Por isso, tem tantos carecas e gordinhos se dando bem. Os caras entendem a si mesmos primeiro e depois eles conseguem de fato ser bem-sucedidos com mulheres lindas e inteligentes. Pois, pode ter certeza de que, consciente ou inconscientemente, eles dominam uma ou mais técnicas citadas acima. 


Dinheiro, carros, trabalho e status social contam, sim. Mas essas são coisas que vocês devem amadurecer com calma depois e analisar bem a situação antes de entrar em um relacionamento mais sério. Se você foca em dinheiro, carro e status somente “para pegar mulher". Saiba que isso pode até ser legal por um tempo. Todavia, só vai causar um buraco enorme no seu peito que nem você sabe explicar. Falta algo mais profundo, sincero e honesto. Falta amor.


Se engana, se você pensou que eu escrevi esse texto para você se tornar o próximo ator pornô do seu bairro. Isso aqui é um pequeno manual para você satisfazer sua companheira da melhor forma possível sexualmente. E que vocês possam ter o melhor relacionamento possível entre si. Evolua, estude e melhore primeiro por você. Depois por ela. Depois, pelo que vão construir juntos. Sim, sexo é uma parte importante da relação. E é bem legal ter um norte sobre o que fazer. Bom sexo e até a próxima!


Victoria Concordia Crescit


 

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Bitcoin e suas Oportunidades (e Armadilhas)


 

Cada um vende seu peixe

Ontem eu estava navegando no Youtube e me deparei com dois vídeos. O primeiro é do Raiam. O sociólogo falando isso aqui:




Em suma, ele disse que Bitcoin para o amigo super rico dele. Não faz sentido. Por isso, ele. O sociólogo não acredita em Bitcoin. Eu achei muito engraçado o fato do Raiam ter lido 2500 livros, ter viajado a 150 países e falar 10 idiomas e ser tão facilmente influenciado por uma pessoa super rica. 


A minha opinião sobre o vídeo dele é: Cada um vive uma realidade. Ponto!


Minha experiência com Bitcoin


Nessa altura da vida. Ele deveria saber. Eu jamais posso argumentar sobre a experiência que ele teve com criptomoedas. Mas, eu. Consegui usar criptomoedas a meu favor. Eu não tenho milhões na conta e sou uma pessoa de classe média tentando vencer na vida. Por isso, o Bitcoin me abriu, sim, uma janela de oportunidades. 


Com o investimento que fiz em Bitcoin entre 2013 e 2015. Eu consegui andar de avião pela primeira vez, visitei a Europa e pude estudar e não me preocupar com as contas básicas por um ano. Ano passado eu me casei e graças ao investimento que vinha fazendo em Bitcoin de 2023 até 2025. Eu pude pagar pelo meu casamento e honrar meus compromissos. 


Provavelmente, não teremos tantos milionários de Bitcoin mais. Mas é inegável que ele tem uma vantagem e que, se explorada nos momentos certos. Você pode conseguir alcançar metas que, se o dinheiro estivesse aplicado a qualquer outro investimento, não seriam possíveis. 


Depois disso, eu assisti ao vídeo do João Curry falando com milionários de Bitcoin e cripto. O vídeo tá aqui:




Gostei muito. Aliás. 


O que eu penso a respeito dos vídeos


E, daí fica reflexão. Melhor ou pior? Depende! Depende de você, das suas metas e do quanto tem de grana. Isso tudo é relativo. E, para ser sincero. Esses influenciadores digitais estão tão ou mais perdidos do que nós. A diferença é que eles trabalham com a internet e atingem milhões. 


Recomendo sempre ao final de cada vídeo, podcast, foto ou filme. Parar e refletir. Traga para a sua realidade e entenda o que é aplicável ou não. Só isso. Eu já me ferrei duas vezes quando ouvi influenciador: Perdi 2 mil em uma e 5 mil e em outra. 


Ainda assim, a responsabilidade foi minha. Eu que escolho. Não acreditem e nem creditem tudo o que veem e leem. A galera está fazendo de tudo, absolutamente tudo por um clique…


Qual sua opinião sobre o Bitcoin?



Victoria Concordia Crescit


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

IA, Vibe Coding e Low Code


Hoje eu fiquei pensando um pouco sobre essa loucura que se tornou o mundo da IA. Um tanto de modelo, skills e funcionalidades que nem sabemos ao certo o que fazer.

Recentemente eu instalei o Antigravity no meu pc e comecei a aprender a usá-lo. Até então eu ficava frustrado porque usar os agentes só era possível com o Cursor e o Claude Code. Hoje em dia R$ 100–200 no mês fazem falta.

Portanto, para criar algo com os agentes. Eu precisaria dar raça demais para fazer a grana da assinatura e daí começar a construir algo on-line para gerar grana para mim.

Seja como for, eu comecei a usar o antigravity e suas skills. Eu ganhei a capacidade de criar coisas que até então só estavam na minha mente mesmo.

Eu tenho conhecimento intermediário de programação. Fruto de sentar a bunda na cadeira e estudar por horas a fio no W3 e no Roadmap.

Uso diário de IA e Pix

Construí coisas hoje que nunca sequer imaginei. Outro dia peguei Uber com um senhor. Ele tentou sacar dinheiro da carteira do Uber para a conta, para pagar gasolina. Levou 30 minutos para conseguir concluir.

A galera do posto já estava zoando ele. Fico me perguntando se a IA vai realmente dominar o mundo. Ou, se agora é como o Bitcoin em 2011. Poucos usavam; alguns sabiam formas boas de ganhar bom dinheiro. Enquanto isso, os leigos viviam felizes até a próxima crise econômica.

Eu percebo que hoje eu construo coisas muito mais rápido e em volume muito maior. Tanto pessoal quanto profissional. Ainda assim, me pego pensativo sobre a qualidade final. 

Um cara dos anos 90

Muitos textos, códigos e pesquisas que faço com IA. Não sinto firmeza. Eu nasci nos anos 90. Wikipédia, Bloco de notas, Pascal, Internet discada e por aí vai. 

Eu prefiro construir meus textos à mão. Ficam melhores do que os feitos por IA. Mas levo uma semana por texto. Meus códigos, a mesma coisa e minhas pesquisas; eu adoro a Wikipédia…

Venho pensando muito sobre IA e Vibe Coding. Será que esse ganho de tempo e essa produtividade toda. Serão convertidos em coisas boas? Isso depende da intenção de cada um. Outro ponto importante é que quando não estica o cérebro a pensar.

Ele definha… Antes de usar IA para construir meus textos, eu escrevia mais e melhor. Tem dois meses que estou usando para criar alguns textos e sinto que falta alma. Eu faço diário há um ano já. Ainda assim, percebi que a qualidade e o tamanho dos meus relatos caíram. Eu só escrevo à mão para um blog(esse). Vou me esforçar para criar mais vezes esses registros aqui. Penso muito nos malefícios da IA e Low-Code/No-Code. Os benefícios são inúmeros.

Mas sabe como é. Não há bônus sem ônus. Algumas coisas temos que perder em prol de toda essa produtividade. Meu foco é e sempre foi ajudar uma pessoa por vez. Se esse texto chegar a duas pessoas e uma ler. Gaveta! Fiz minha parte.

IA estragando o Reddit

Eu faço marketing também. Eu aprendi a amar o marketing. Tudo é marketing. E, praticamos marketing até de forma inconsciente ás vezes. Mas, uma coisa que não gosto é de forçar venda. O Reddit era mais legal há uns anos. Agora, quando navego nos subs. A cada 10 posts, 8 têm IA  no meio. Sem identidade e sem alma. Os posts são ruins mesmo…

E não escondo. Fiz isso para promover meus sites. Hoje em dia tenho vergonha disso. Afinal de contas, em um mundo sempre com pressa. Qual o problema em crescer devagar e uma pessoa por vez? Em suma, quero te incentivar a criar mais coisas manualmente. Apesar do que pregam. Há muitos benefícios. Eu mesmo, aprendi a criar códigos primeiro no papel, depois no bloco de notas e por último no IDE.

Quando digo para criar coisas a mão. É que assim você cria com paixão, com o coração e com emoção. Isso é o que nos torna humanos! A capacidade de nos conectar um com o outro. Antes eu pensava, cara, enquanto eu escrevo um artigo desses. Tem gente criando 10 no dia. À medida que o tempo foi passando. Eu percebi que o texto deles não tem sentimento nem gera conexão. Então, estamos na vantagem, meu amigo(a). 

Eu tenho um outro blog em que escrevi 156 artigos. 36 feitos com IA e 120 manualmente. Eu te dou uma chance de adivinhar quais são os meus artigos mais virais? É... Melhor voltar a escrever artigos durante toda a semana...



Victoria Concordia Crescit